O que você gostaria de acessar?

Brain | O brasileiro tem interesse na aquisição de carros elétricos?

O brasileiro tem interesse na aquisição de carros elétricos?

Brain Inteligência Estratégica
BrainBrain

O brasileiro tem interesse na aquisição de carros elétricos?

Atualizado por último em julho de 2024

Brain
Brain Inteligência Estratégica

Autor

A pesquisa inédita realizada pelo Brain Behavior, o núcleo de pesquisas da Brain, apresentou resultados inéditos sobre o cenário dos carros elétricos no Brasil. Esses veículos, que vem crescendo cada vez mais no país, levantam vários questionamentos sobre seu uso e desejo de compra.

O estudo quantitativo contou com a participação de 1.050 pessoas das cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Caruaru, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Londrina, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Importância do carro próprio

O carro próprio é amplamente utilizado durante a semana para trabalho e nos finais de semana para lazer e passeios. 67% das pessoas afirmaram que utilizam carro próprio, esse número aumenta significativamente entre pessoas de 65 a 71 anos, chegando a 80%.

No caso da importância, para 51% das pessoas é muito importante possuir um carro próprio. Esse valor sobe para 65% na faixa etária de 65 a 71 anos, que apresenta um interesse especial no uso e utilização de um veículo de sua propriedade.

Uso atual e interesse em carros elétricos

Atualmente, apenas 2% das pessoas possuem carro elétrico, com distribuição regional variada nas seguintes cidades: 25% em Fortaleza, 25% no Rio de Janeiro, 17% em Brasília, 17% em Salvador, 8% em Florianópolis e 8% em São Paulo.

Em relação aos pontos de carregamento para carros elétricos, 45% das pessoas estariam dispostas a pagar uma taxa extra para ter acesso a uma estação de recarga no condomínio, e 87% acreditam que a demanda por esses pontos aumentará nos próximos anos.

Além disso, 44% das pessoas têm interesse em adquirir um carro elétrico. Esse interesse é especialmente alto nas classes B e C, devido aos benefícios econômicos e de sustentabilidade que esses veículos oferecem.


Os dados revelam uma crescente conscientização ambiental entre os consumidores, impulsionando a demanda por veículos elétricos que ofereçam tanto sustentabilidade quanto eficiência energética. Os carros elétricos não são apenas uma tendência passageira, mas sim um futuro promissor para a mobilidade urbana.

Para ter acesso ao relatório completo, baixe a pesquisa no botão abaixo!


Interessado em divulgar estes dados? Entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do e-mail monica.magalhaes@viracomunicacao.com.br ou do WhatsApp (11) 97122-0279.

Brain

Receba nossa newsletter